Back to list
Dec 12 2017

O retrocesso da Neutralidade da Rede e como a Skycoin pode derrotá-lo.

Em 2015, a Comissão Federal das Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) instituiu regras de neutralidade de rede classificando a Internet como de utilidade pública. Isso impedia os provedores de Internet (ISPs) de priorizar certos sites em detrimento de outros e encorajaram uma internet gratuita e aberta, onde todas as empresas e indivíduos poderiam prosperar.

Agora, sob a presidência de Ajit Pai, nomeado por Trump, um voto para reduzir as proteções a neutralidade da Internet está se aproximando. Pai foi nomeado em 2 de outubro para um segundo mandato de cinco anos, apesar do protesto generalizado em relação à sua agenda. Petições com dezenas de milhares de assinaturas foram impotentes para evitar esse resultado. Com Pai no comando, é apenas uma questão de tempo antes da neutralidade da Internet ser desmantelada.

Como fica a Internet sem neutralidade?

Imagine esta situação: você está online, mas só pode acessar um pequeno conjunto de sites pré-aprovados, apoiados por um único provedor corporativo de Internet. Você quer transmitir um filme, mas você não pode pagar pela banda. Então você encontra o filme em outro serviço, mas não pode acessá-lo legalmente porque o seu ISP lhe proíbe. Sites gratuitos agora têm uma espécie de taxa de acesso. Outros sites são bloqueados e desaparecem dos resultados da busca. Você não consegue mais encontrar o blog do seu amigo ou entrar em contato com uma pequena empresa na sua rua. Seu provedor coleta seus dados e monitora suas ações online, controlando tudo o que você vê e como você vê – e você não pode fazer nada a respeito.

Sem a neutralidade da rede, a Internet não pertence mais a você. Pertence a eles.

Este é o mundo que estamos prestes a ver. Sob o comando de Pai, o FCC certamente seguirá o caminho da desregulamentação que permitirá aos ISPs atingir os sites que não possam pagar por seu resgate. A partir daí, é um pequeno passo para a censura e morte da interação, arte e inovação online.

A ausência de resposta ao protesto contra Pai neste verão mostra que não podemos confiar nos meios tradicionais para interromper o retrocesso da neutralidade da Internet. Nós precisamos de uma solução diferente. É aí que entra a Skycoin.

A tecnologia Skycoin cria uma Internet alternativa. Ela fornece uma rede peer-to-peer que contorna os provedores (ISPs) para devolver o controle ao usuário. Você pode compartilhar conteúdo livremente, sem bloqueios ou censuras. É rápida, privada e criptografada para ser totalmente segura. Além disso, as decisões sobre a rede Skycoin são controladas pelo consenso da comunidade, não por empresas em busca de lucro.

A tecnologia peer-to-peer não exige que você abandone sua identidade e seus dados para acessar o conteúdo. A rede Skycoin, a Skywire, fornece uma rede descentralizada baseada em blockchain, onde você pode navegar de forma anônima e segura. Com a Skywire, você é dono dos seus dados e controla sua própria experiência. O minerador Skywire é a espinha dorsal desta nova Internet. Este minerador permite que os usuários ganhem Skycoins implantando nós na rede, encaminhando tráfego da rede ou contribuindo com recursos. O sistema da Skycoin incentiva um modelo gratuito baseado na comunidade, no qual os usuários assumem a responsabilidade pelo crescimento e viabilidade do mesmo. Em vez de se subverter ao controle dos exploradores ISPs corporativos, os usuários criam sua própria experiência. A Skywire é autossustentável e independente.

As vantagens de uma Internet livre e aberta são claras. Com acesso igualitário e proteções de neutralidade, os usuários podem encontrar o conteúdo que desejam sem medo de bloqueio, vigilância ou ameaças legais. Pequenas empresas podem inovar sem serem sufocadas. A população se beneficia pela maior transparência em temas que vão desde a politica até a saúde. A arte passa a ser acessível a um perfil demográfico mais periférico e diversas perspectivas podem ser ouvidas. Usuários podem escolher e criar seu próprio conteúdo, em vez de consumir um conjunto limitado de produtos corporativos.

Internet gratuita e aberta está sendo atacada agora mais do que nunca. Se a FCC não trazer de volta a legislação de neutralidade este ano, cabe a nós recuperar o controle e garantir que a internet permaneça um recurso publico igualmente disponível para todos.

A rede Skywire prova que nós não precisamos confiar nos provedores para explorar a Internet. O protocolo e o hardware da Skywire fornecem uma rede global descentralizada que é justa e focada no usuário. Com esta rede, a comunidade Skywire pode derrotar a reversão da neutralidade da rede planejada pela FCC e trazer a Internet de volta para você e aos usuários a quem ela pertence. Nós podemos criar uma Internet aberta e livre para todos.